top of page

Saiba como escolher o compressor de ar diesel ideal para seu empreendimento?

Atualizado: 6 de jun. de 2022

Precisa de compressor de ar diesel?! Confira este post e descubra as principais informações que você precisa saber sobre os requisitos de CFM e PSI de suas ferramentas antes de escolher um compressor.


ree

Compressor de ar


Compressor de ar é um equipamento desenvolvido para fornecer para as mais diversas finalidades ar comprimido, através de um equipamento projetado com partes fundamentais como um motor (elétrico, diesel, gasolina, etc.) e um tanque de armazenamento de ar.

Seu funcionamento pode ser descrito através da conversão de energia de um motor em energia potencial armazenada em ar pressurizado. O motor tem como função principal captar mais ar sob alta pressão no tanque de armazenamento do compressor, o qual irá desligar assim que a pressão do tanque atingir o limite superior projetado e ligar novamente pressurizando o tanque, conforme o ar comprimido for utilizado e a pressão do tanque atinja seu limite inferior.


Como escolher compressor de ar?


Muitos projetos seriam interrompidos sem compressores de ar para acionar ferramentas pneumáticas, mas nem sempre é óbvio o tamanho do compressor de ar que você precisa.

É fácil errar do lado de muito grande ou muito pequeno. Aqui estão algumas informações a serem consideradas ao analisar diferentes tamanhos de compressores de ar.


Entenda o fluxo de ar: CFM para ferramentas de ar


As ferramentas pneumáticas são classificadas com dois critérios importantes: o fluxo de ar necessário e a pressão de operação para a qual foram projetadas.


Vamos começar com o fluxo de ar. Essa classificação, medida em pés cúbicos por minuto (CFM), é como você combina o compressor com suas ferramentas para garantir que o compressor possa fornecer fluxo de ar suficiente para que a ferramenta faça seu trabalho. Você encontrará os requisitos do CFM na etiqueta da ferramenta ou no manual do usuário.


As necessidades de fluxo de ar variam muito. Uma ferramenta pequena como um pregador pneumático pode exigir apenas 1 a 2 CFM, enquanto um rompedor de pavimento precisa de 90 CFM ou mais, e algumas ferramentas pneumáticas pesadas precisam de centenas de CFM.

ree

Entenda sobre pressão: quanto PSI eu preciso?


A pressão do ar é medida em libras por polegada quadrada, ou PSI. Os compressores para trabalhos menores são classificados para 90 PSI, enquanto os compressores para serviços mais pesados podem ser classificados para 150 PSI ou mais.


Você pode danificar as ferramentas usando muita pressão de ar, portanto, combine a classificação de pressão da ferramenta com o compressor.


Como calcular os requisitos de CFM para ferramentas pneumáticas

A matemática para descobrir seu CFM ideal é simples:


Se o seu compressor for alimentar apenas uma ferramenta por vez: Encontre os requisitos CFM de todas as ferramentas que você planeja usar, escolha o CFM mais alto e multiplique-o por um fator de segurança de 1,5. Este é o tamanho do compressor que você precisa e inclui um margem para permitir que você continue trabalhando mesmo que a pressão no tanque caia enquanto a ferramenta funciona.

Se você planeja executar várias ferramentas do mesmo compressor ao mesmo tempo: some o CFM de todas as ferramentas que planeja usar e multiplique o total por 1,5. Certifique-se de que o compressor que você está considerando foi projetado para alimentar todas as ferramentas que você planeja usar. Os compressores leves podem ser classificados apenas para ferramentas únicas, enquanto os compressores pesados podem lidar com o trabalho com várias ferramentas e fornecem várias saídas.


Compressores de ar vêm em vários tamanhos. Um compressor elétrico compacto de 3 a 5 CFM com rodas embutidas é pequeno o suficiente para uma única pessoa circular pelo local de trabalho e prático para encher pneus. Os compressores de serviço médio de 30 a 45 CFM podem operar com eficiência várias ferramentas e equipamentos. Na extremidade superior está um compressor movido a diesel de 16.000 a 18.000 CFM construído em um trailer rebocável.

O fluxo de ar do compressor varia de acordo com a configuração PSI.


ree


Requisitos CFM para ferramentas pneumáticas comuns


O gráfico abaixo indica os requisitos típicos de CFM de ferramentas pneumáticas na configuração PSI mais comum. Ao comparar modelos, compare sempre o CFM no mesmo PSI. Algumas ferramentas estão listadas com uma ampla variedade de CFMs porque estão disponíveis em modelos leves a pesados.


ree

Chegue o mais próximo possível de combinar os requisitos totais de CFM das ferramentas para o compressor. Por exemplo, você pode executar eficientemente um par de rompedores de pavimentação de 60 libras em um compressor de 175 a 195 CFM, mas se a única coisa que você conectar ao compressor for um único rompedor de pavimentação de 90 libras, você desperdiçará combustível.


Tamanho do tanque: Qual o tamanho de um compressor de ar que eu preciso?


As ferramentas pneumáticas funcionam com ar armazenado e pressurizado, de modo que o tamanho do tanque determina quanto tempo suas ferramentas podem funcionar antes que o motor do compressor tenha que voltar a ligar para pressurizar o ar. Tanques maiores não precisam funcionar com tanta frequência para manter a pressão. Você pode encontrar compressores com uma ampla variedade de tamanhos de tanque, de 2 galões a 80 galões. Claro, tanques maiores ocupam mais espaço.


Para ferramentas que exigem fluxo de ar contínuo, como esmerilhadeiras, você precisará de um tanque grande. Caso contrário, você precisará parar de trabalhar com mais frequência para deixar o compressor pressurizar e esfriar. Para ferramentas que exigem rajadas rápidas de ar, você pode usar um tanque menor.




whatsapp-logo-1.png

PADRÃO E REPRESENTAÇÕES

de segunda à sexta de

08:00hs às 12:00hs  - 13:00hs às 17:30hs

+55 (31) 98294-0629

rildopadrao@gmail.com

© 2020 Padrão e Representações. Todos os direitos reservados.

bottom of page