Descubra as principais dúvidas sobre gerador de energia
- Padrão e Representações

- 4 de jan. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 13 de jan. de 2022
Precisa de um gerador de energia?!
Confira aqui as principais dúvidas relacionadas a este equipamento antes de alugar ou comprar.

Geradores de energia ou grupo geradores, como são conhecidos os equipamentos direcionados para gerar energia elétrica sem necessitar de uma rede de energia elétrica, são constantemente aplicados como backup quando se trata do rompimento de energia elétrica no local de utilização ou quando não há outras opções de fornecimento de energia elétrica em obras públicas, construções, indústrias dentre outros setores.
Você sabe como os grupos geradores funcionam?
Resumidamente, o funcionamento de um grupo gerador pode ser explicado com a conversão da energia mecânica em energia elétrica, através do motor, alternador e uma fonte externa de combustível. Dentre as opções disponíveis no mercado, os grupos geradores modernos funcionam através do princípio de indução eletromagnética, termo nomeado por Michael Faraday quando descobriu que um condutor que se move em um campo magnético pode criar e direcionar cargas elétricas.
Entender o funcionamento do grupo gerador, poderá auxiliá-lo a identificar problemas no equipamento, entender as rotinas de manutenção, como também a escoher qual gerador de energia será o ideal para a sua necessidade.
Confira abaixo as principais dúvidas relacionadas aos geradores de energia e ou grupo geradores, explicadas passo-a-passo.

Os geradores elétricos modernos podem variar em tamanho e aplicação, mas seu funcionamento interno é geralmente o mesmo em toda a linha. Os componentes básicos de um gerador elétrico incluem:
• Quadro: O quadro contém e suporta os componentes do gerador. Ele permite a interação entre o operador com o grupo gerador com segurança e o protege de danos.
• Motor: o motor fornece a energia mecânica que é convertida em saída elétrica. O tamanho do motor determina a potência máxima de saída e pode funcionar com uma variedade de tipos de combustível.
• Alternador: o alternador contém componentes adicionais que trabalham juntos para produzir a saída elétrica. Isso inclui um estator e rotor, que são responsáveis por criar um campo magnético giratório e produzir uma saída de corrente alternada (CA).
• Sistema de combustível: Os geradores vêm com um tanque de combustível conectado ou externo que abastece o motor com combustível. O tanque de combustível é conectado por meio de tubos de abastecimento e retorno e geralmente contém gasolina ou óleo diesel.
• Sistema de escapamento: os motores a diesel e a gasolina emitem escapamentos contendo produtos químicos tóxicos. O sistema de exaustão gerencia e elimina esses gases com segurança por meio de uma tubulação de ferro ou aço.
• Regulador de tensão: Este componente é responsável por regular a saída de tensão do gerador. O regulador de tensão inicia o ciclo de conversão de corrente CA em tensão CA quando o gerador cai abaixo de seu nível operacional máximo, e se estabelece em um estado de equilíbrio quando o gerador atinge sua capacidade operacional.
• Carregador de bateria: os geradores dependem de uma bateria para inicializar. O carregador de bateria é responsável por manter a bateria carregada, fornecendo uma tensão flutuante de exatamente 2,33 volts por célula.
• Painel de controle: O painel de controle está localizado na parte externa do gerador e contém vários medidores e interruptores. Os recursos podem variar de acordo com o gerador, mas o painel de controle normalmente inclui um motor de partida, medidores de controle do motor e um interruptor de frequência.
Onde é aplicado o gerador de energia
Os geradores de energia são desenvolvidos para uso pessoal e comercial. Eles são aplicados frequentemente, como fonte de alimentação de backup no caso de queda de energia, mas também podem funcionar como fonte de alimentação primária para edifícios ou canteiros de obras fora da rede elétrica.
A função de backup dos grupos geradores de energia são o tipo mais usado para suprir a necessidade de energia elétrica em residências, escritórios e hospitais. Esses geradores se conectam ao sistema elétrico de um edifício e iniciam automaticamente quando a energia é cortada. Eles são acessórios permanentes, uma vez instalados, seus tanques de combustível são normalmente grandes o suficiente para fornecer energia por vários dias antes de precisar de um reabastecimento.
Os geradores portáteis são menores e mais fáceis de locomover do que os modelos standby, tornando-os perfeitos para alimentar eletrodomésticos, equipamentos de viagem e de construção em locais de trabalho. Eles vêm em vários tamanhos e opções de potência para diferentes aplicações. Geradores portáteis menores podem alimentar apenas uma ou duas ferramentas por vez, enquanto os modelos maiores podem alimentar edifícios inteiros.

Como geradores de energia produzem eletricidade
Os geradores de energia realmente não produzem eletricidade. Em vez disso, eles convertem energia mecânica em energia elétrica. O processo pode ser dividido nas seguintes etapas:
Etapa 1: O motor faz uso do combustível, como: gasolina, óleo diesel, propano, gás natural ou uma fonte de energia renovável para criar energia mecânica.
Etapa 2: O alternador usa a energia mecânica produzida pelo motor para empurrar as cargas elétricas presentes na fiação do gerador através de um circuito elétrico.
Etapa 3: O deslocamento cria movimento entre os campos magnéticos e elétricos. Durante esse processo, o rotor produz um campo magnético em movimento ao redor do estator, que contém condutores elétricos estacionários.
Etapa 4: O rotor converte a corrente DC em uma saída de tensão AC.
Etapa 5: O gerador de energia fornece essa corrente elétrica para aparelhos, ferramentas ou sistema elétrico de um edifício.
Quais são as vantagens em usar gerador de energia
Apesar de serem equipamento os quais existem a décadas, as empresas responsáveis por desenvolver geradores de energia, estão constante evolução para torná-los mais eficientes e confiáveis. Os geradores de energia modernos vêm com uma variedade de novos recursos e capacidades, como:
Portátil
Os avanços na tecnologia geralmente vêm com o benefício de peças mais compactas, e os geradores não são exceção. Baterias e motores menores e mais eficientes permitem que geradores portáteis lidem com tempos de operação mais longos e saídas de potência mais altas. Até mesmo alguns geradores industriais são rebocáveis e podem ser transportados de um lugar para outro.
Impacto Ambiental reduzido
Os geradores movidos a fontes renováveis de energia estão crescendo rapidamente em popularidade. Algumas pessoas estão optando por abandonar geradores movidos a gás e diesel por modelos mais ecológicos movidos a energia solar, eólica ou hidráulica. O gás natural também é uma opção de energia popular para proprietários de residências e empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono.

Capacidade alta de saída de energia
Embora nem todos precisem de uma saída de alta potência, as empresas e grandes canteiros de obras geralmente requerem mais energia de seus geradores. Felizmente, os geradores de energia modernos podem ter uma capacidade de 300 quilowatts ou mais. Os maiores e mais poderosos geradores ainda requerem combustível diesel para funcionar, mas isso provavelmente mudará com o avanço da tecnologia.
Redução de ruído
Quanto maior o gerador, mais ruído ele tende a produzir. Para reduzir a poluição sonora, os fabricantes começaram a incluir recursos de redução de ruído de alta qualidade em seus produtos. Se o seu gerador não vier com esse recurso, você pode comprar um silenciador ou silenciador de gerador separado e conectá-lo você mesmo.
Ter um gerador disponível pode manter as operações funcionando normalmente quando há queda de energia. Quer você esteja alugando um gerador para seu próximo projeto de construção ou comprando um para o seu negócio, saber como os geradores funcionam pode informar sua próxima decisão de compra e tornar a manutenção uma brisa.







Comentários